Skip to content

Detran Pernambuco implementa sistema de biometria e agiliza atendimento

Detran Pernambuco implementa sistema de biometria e agiliza atendimento

Detran Pernambuco implementa sistema de biometria e agiliza atendimento

Quem já precisou reclamar do atendimento demorado do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) não deve ter o problema repetido no ano de 2020. É que em outubro de 2019 foi concluída a instalação do sistema de biometria, uma tecnologia que identifica o usuário pelas digitais. Ao todo o aparelho foi registrado em mais de 30 unidades, incluindo lojas, shoppings, pontos de atendimento no Expresso Cidadão e nas sedes do Ciretran (Circunscrições Regionais de Trânsito), no Recife.

O uso da biometria vem acompanha de nova atualização do aplicativo do Detran PE, no qual é possível consultar o valor licenciamento PE 2020, tabelas de pagamento de impostos como o IPVA e DPVAT e ainda realizar a consulta de Renavam para ter o extrato completo de multas. O app está disponível para Android na Play Store e na Apple Store para celulares com sistema iOS. Acesse o site do Detran para realizar as mesmas operações.

De acordo com o diretor de Atendimento do Detran -PE, o coronel Felipe Nascimento ao jornal Folha de Pernambuco que, esse processo de digitalização vai aumentar o número de atendimentos pelo órgão e dinamizar o sistema. De janeiro deste quando, quando a identificação biométrica começou a ser testada mais de 1,6 milhões de vagas de agendamento online de serviços foram ofertadas, um total 40% superior do que no mesmo ano de 2018 – o que prova maior rapidez no atendimento do departamento de Pernambuco. Em relação aos tendimentos efetivados, o crescimento foi de 600 mil para pouco menos de 1 milhão, o que representa um incremento de 25% na demanda de serviço – que agora, ganham mais agilidade.

“O balanço é superpositivo porque a biometria agrega duas variáveis bastante importantes, que são a segurança do usuário e a otimização dos serviços, realizados com mais celeridade”, afirma Nascimento. Entre os serviços que ficaram mais ágeis, estão renovação e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e vistoria para transferência de veículos. “O atendimento trabalha em dois binômios. O primeiro é o atendente e o segundo é a tecnologia. Nós estamos trabalhando o servidor com capacitações. Estamos também em fase de conclusão de testes para implantação de acesso logado e certificação digital. Isso permite que o usuário, estando logado ao sistema, faça uma gama de serviços do seu próprio computador”, explica o diretor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *