Skip to content

IPVA 2021

IPVA 2021

O IPVA é um imposto cobrado anualmente em todo o território brasileiro, incluindo o estado do Paraná, sem exceção. O IPVA 2021 PR é obrigatório e o seu não pagamento gera diversas penalidades, como multas ao proprietário do veículo que estiver em circulação com o documento irregular, pontuação na carteira de motorista e até mesmo apreensão do veículo.

IPVA 2021 Detran PR - consulta e valores

Apesar de ser um imposto cobrado nacionalmente, o valor do IPVA varia de estado para estado. No Paraná o valor recolhido é direcionado metade para o governo estadual e metade para o município onde o veículo está registrado. Com ele, a administração pública escolhe o seu fim, que normalmente está atrelado ao trânsito, como a manutenção de vias públicas, sinalização e fiscalização do trânsito. No entanto, em 2016 foi instituída a Emenda Constitucional de número 95, que obriga o valor a ser gasto em educação e saúde. Outra parte, consideravelmente menor, é investida em pesquisas científicas e/ou tecnológicas.

Não pagar o IPVA, impede o motorista de licenciar o carro, pois enquanto não forem quitados todos os débitos em aberto junto ao DETRAN PR, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) não é emitido. Circular sem o documento do carro, como também é conhecido o CRLV, é passível de punição através de multas, pontos na carteira e também apreensão do veículo em questão. O motorista deve sempre apresentar o documento ao fiscal responsável em qualquer abordagem.

O primeiro passo para evitar dores de cabeça e gastos desnecessários, é consultar junto ao site do Detran (ou também presencialmente em uma agência física) os débitos abertos em seu cadastro. No site é possível conferir multas, taxas, impostos e demais informações relacionadas, na comodidade da sua casa. Em tempos de pandemia, toda oportunidade de permanecer em casa tem sido bem-vinda. O acesso pode ser realizado através de um desktop, tablet, notebook ou celular. Para este último, o Detran possui um aplicativo, disponível para Android e IOS.

A consulta é simples e rápida, basta acessar o site, clicar na opção “veículo” na página inicial e então clicar na próxima opção, “Emitir guia para pagamento de IPVA”. São solicitados os números do Renavam e da placa do veículo, tenha o CRLV em mãos para confirmar o número do Renavam (é nele onde consta).

O pagamento pode ser feito no próprio site, através de internet banking da sua instituição bancária, ou até mesmo presencialmente em casas lotéricas, bancos credenciados (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Bradesco, por exemplo) e caixas eletrônicos.

Os proprietários de veículos que preferirem realizar o pagamento com antecedência, o Detran disponibiliza descontos que fazem este opção valer a pena. Você deve conferir o site do órgão Detran PR para consultar o calendário do IPVA 2021, onde constam todas as datas importantes, tanto do pagamento final em uma cota única, quanto das três parcelas que o Detran permite o usuário dividir o valor integral do IPVA. São implantadas facilidades de pagamento para que todos possam quitar os débitos junto ao Detran e evitar problemas ao circular com o veículo pelas vias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *